domingo, 9 de abril de 2017

10 RAZÕES PARA NÃO DEIXAR SEU GATO SAIR PARA RUA





Um gato que vive dentro de casa tem várias vantagens sobre os gatos que passam muito tempo ao ar livre, vagando pelas ruas; gatos caseiros não estão expostos a infecções, parasitas, acidentes de trânsito, envenenamentos e intoxicações com alimentos. Os gatos que permanecem internos vivem uma vida mais longa, devido à menor incidência de doenças e acidentes. Apresento aqui 10 bons motivospara você manter seu gato dentro de casa.

01. PARASITAS

Os gatos podem contrair vermes intestinais (alguns transmissíveis para humanos), assim como parasitas externos, como pulgas, de outros animais ou no ambiente.

As pulgas, por exemplo, causam coceira, alergia, feridas e até queda de pêlos.

02. INFECÇÕES E DOENÇAS

Na rua, o gato está mais sujeito a infecções e algumas doenças muito perigosas, tais como a raiva, o vírus da leucemia e Aids Felina, que são altamente contagiosas. Se o seu gato gasta tempo ao ar livre, ele pode contrair estas doenças de felinos infectados ou outros animais.

Os gatos gostam de perseguir ratos e pássaros, que são portadores de infecções diversas.

A Leucemia felina e vírus de imunodeficiência felina (Aids Felina) são só duas das doenças que são passadas de gato a gato e, uma vez contraídas, são fatais.

03. ACIDENTES

Os acidentes de trânsito são freqüentemente a causa da morte ou danos graves em muitos gatos. Um gato que vive dentro de casa não está exposto a esses acidentes, por isso fica mais seguro.

04. ENVENENAMENTOS

Gatos que vivem perambulando por aí podem facilmente entrar contato com plantas tóxicas e mastigá-las por curiosidade ou fome. A intoxicação pode ser fatal em gatos, especialmente se você não chegar ao veterinário a tempo. Outra causa, ainda mais comum, é o envenenamento intencional, por parte de pessoas intolerantes aos felinos, que misturam venenos a alimentos, na intenção de matar o animal mesmo.

Em sua casa, você pode e deve eliminar as plantas tóxicas, raticidas e outros perigos potenciais, assim seu gato não vai estar em risco.

05. BRIGAS

Um gato que passa o tempo ao ar livre pode entrar em brigas com outros gatos e cães, por exemplo. Estas lutas podem resultar em lesões graves, mutilações e até mesmo a raiva, contraída de gatos vadios. Um das formas de um gato contrair a Felv (a leucemia felina) é através de briga. A Felve é fatal.

06. RISCO À SAÚDE DOS TUTORES

Se o seu gato não circular por aí, ele não vai trazer todo tipo de sujeira, animais mortos e bactérias para sua casa. As bactérias trazidas pelo gato podem afetar o tutor ou sua família, especialmente se o gato gosta de passar tempo em sofás ou na cama.

07. ALERGIA

Os gatos caseiros que são sensíveis, estarão menos expostos a alérgenos inalantes, como o pólen, por exemplo. Assim, têm um menor risco de desenvolvimento de sintomas alérgicos.

08. DETECÇÃO PRECOCE DO SINTOMA DE DOENÇAS

Se o seu gato está sempre em casa, você vai notar qualquer anormalidade com sua pele, pêlo, urina ou fezes logo que estes ocorram. Você pode detectar quaisquer sintomas de possíveis doenças e obter ajuda veterinária, em tempo hábil, a fim de evitar qualquer complicação.

09. MAUS TRATOS

Sabemos que o gato é um animal visto com muito preconceito, só que além disso, algumas pessoas de má indole costumam maltratar animais que vivem nas ruas, e os gatos provavelmente são os mais hostilizados, sendo vítimas constantes de pedradas, chutes, pontapés e todo tipo de maldade que só o ser humano é capaz de fazer.

10. VIDA MAIS CURTA

Os gatos internos vivem mais do que os de rua, devido à ausência de riscos. Um gato que passa todo o tempo dentro de casa vive sua vida até 13 ou 16 anos, enquanto que os gatos vadios vivem no máximo cerca de 3 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário