quinta-feira, 6 de abril de 2017

TERMO DE POSSE:





O termo posse responsável está relacionado a um conjunto de atitudes que o proprietário deverá ter no decorrer de toda a vida do animal: incluindo cuidados com alimentação,vermifugação, vacinação, proteção contra ectoparasitos, como pulgas e carrapatos, higiene, lazer, assistência veterinária, dentre outras. A posse responsável é um direito assegurado pela lei de posse responsável (substitutivo ao projeto de lei nº121, de 1999).
ANTES DE ADOTAR UM ANIMAL RESPONDA À ESSAS PERGUNTAS E REFLITA:
Toda a família está de acordo em receber o novo integrante?
Sua casa ou apartamento tem espaço suficiente para a espécie escolhida?
Nas suas férias e períodos de ausência haverá pessoas para cuidar dele?
E quando precisar mudar de residência? E se tiver novos membros na família? Como ficará seu bichinho? Se alguém da família engravidar, o animal deverá continuar sendo tratado da mesma forma, adequadamente.
Em casas com quintal é importante impedir a saída do cão ou gato.
No caso de gatos e aves, todas as janelas e sacadas devem ser protegidas por redes de proteção.
Você está realmente disposto a cuidar dele por toda a vida? Cães e gatos chegam a viver entre 10 e 20 anos. animais como papagaios e jabutis chegam a viver mais de 50 anos.
Você está disposto a arcar com as despesas de um animal? Além de amar, alimentação e abrigo, ele vai precisar de cuidados veterinários e remédios. Deve-se avaliar se os gastos necessários para alimentação, saúde e higiene do novo amigo cabem no orçamento familiar .
Se vc mora em um apartamento ou casa com um pátio pequeno, analise se vc terá tempo pra passear com ele. Animais necessitam de exercício físico com regularidade.
Nos passeios à rua, o animal deve ser mantido em coleira e guia. Animais agressivos devem estar com focinheira adequada.
O animal não deve permanecer preso em corrente, em espaços reduzidos sem liberdade de movimento.
Para evitar crias indesejadas o melhor método é a esterilização.
GUIA PRÁTICO DO PROPRIETÁRIO RESPONSÁVEL:
Antes de adquirir um animal, Informe-se sobre as características e necessidades da espécie escolhida – tamanho, peculiaridades, espaço físico.
considere o tempo médio de vida do animal.
Cuide da saúde física do animal. Forneça abrigo, alimento, vacinas e leve-o regularmente ao veterinário. Dê banho, escove e exercite-o regularmente.
Zele pela saúde psicológica do animal. Dê atenção, carinho e ambiente adequado a ele.
Eduque o animal, se necessário, por meio de adestramento, mas respeite suas características.
Identifique o animal com plaqueta e registre-o no Centro de Controle de Zoonoses ou similar, informando-se sobre a legislação do local. Também é recomendável uma identificação permanente (microchip ou tatuagem).
Evite as crias indesejadas de cães e gatos. Castre os machos e fêmeas. A castração é a única medida definitiva no controle da procriação e não tem contra-indicações.
E LEMBRE-SE ele é um ser vivo e sensível, não um produto que pode ser trocado ou jogado fora ao apresentar “problemas” ou tornar-se “obsoleto”.



Thaís da Matta Fagundes Lima
Proteção aos animais - Macaé
http://thaismatta.blogspot.com
http://www.pro-animal.org
thais.matta@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário