sábado, 6 de maio de 2017

COMO LIDAR COM A PERDA DO SEU MELHOR AMIGO?


Nosso melhor amigo, na maioria das vezes, é o nosso cachorro. Infelizmente, cães têm uma vida mais curta que a nossa, o que nos deixa sem chão quando pensamos em que um dia iremos perdê-los. Só quem já perdeu seu melhor amigo sabe a dor que é não o ver mais. Pior ainda é quando temos que contar a notícia para crianças. Essa experiência não é das melhores, e parte o coração ver uma criança chorar por saudades de um cãozinho.



O objetivo deste artigo não é te deixar triste, nem te fazer chorar. A ideia é passar a mensagem de que todo esse processo, apesar de doloroso, é natural e necessário quando se tem um cachorro. Somo seres humanos, e essa dor com a perda é comum, devemos passar pelos estágios do luto pela perda de forma natural e da forma que mais lhe for conveniente. Cada pessoa enfrenta a dor pela perda de uma maneira diferente, peculiar, e isso é bom!

Às vezes você já sabe que seu melhor amigo está prestes a partir. Seja por doença ou por idade avançada, o melhor é já irmos nos preparando. Caso seu peludo esteja internado, visite-o, leve suas crianças para que já comecem a entender o processo natural da vida, e, quem sabe, aceitar melhor o que está prestes a acontecer.

Algumas pessoas fazem velórios para seus cães, converse com um veterinário para saber o que pode ser feito. Outras pessoas têm caixas de recordações, onde guardam objetos ou fotos do cãozinho. E o que fazer com o corpo? Algumas pessoas enterram no quintal, outra opção é pedir ajuda a um veterinário e também avisar o Controle de Zoonoses da Cidade, para que eles possam fazer uma incineração. Se o seu cão tiver registro, é importante avisar o Controle de Zoonoses também.



Após passar por todo o processo de luto pela perda do seu melhor amigo, o recomendado é adoção. Você não estará traindo seu cãozinho, pelo contrário, estará proporcionando a algum outro cachorro a oportunidade de ter um lar, uma casa, um família que possa dar a ele todo o amor e cuidados necessários.

Chega a ser egoísmo de nossa parte não adotar um cãozinho abandonado ou sem lar. Já imaginou todas as coisas que esse peludo poderia ter em sua casa, mas nunca na rua ou em um abrigo? A simples experiência de um banho pode ser algo fantástico para esse cachorro que talvez nunca teve a chance de tomar um banho decente. Existem várias formas de dar banho em seu cachorro, e talvez você esteja mais acostumado em banhar seu amigo que agora é uma estrela e já partiu. Mas clicando aqui você vai poder aprender um pouco mais sobre qual tipo de banho, ou com qual frequência deve-se dar banho para os diferentes tipos de cachorro. Dessa forma, vai poder oferecer ao seu novo cãozinho a chance de se experimentar uma vida melhor e mais digna.

Adotar um cão após a morte de um outro não pode ser entendido como traição, mas, ao invés disso, amor genuíno aos animais!



Mas caso ainda não pense em adotar, comece apadrinhando um peludo, doando amor. Existem muitas organizações não governamentais que abrigam, cuidam de cães abandonados e precisam de toda ajuda e suporte. Doe produtos, remédios, material de limpeza, dinheiro, ração, petiscos. Seja voluntário na causa, ajude! Encontre uma forma de fazer com que a vida desses cachorros seja melhor. E quando estiver pronto, quando tiver superado completamente a dor da perda, adote, dê a chance para que outro cão saiba o que é ser amado e amar.

Autora: Vania – Autora Blog Animais Amigos

Nenhum comentário:

Postar um comentário