domingo, 7 de maio de 2017

ENTENDA POR QUE OS GATOS FOGEM DE CASA COM FREQUÊNCIA E SAIBA O QUE FAZER NESSAS SITUAÇÕES


Muitas pessoas que têm gato já se depararam com a seguinte situação: o animalzinho foge de casa, os donos ficam preocupados, procuram, mas não o encontram. De repente, uma semana depois o animal volta para o aconchego do lar como se nada tivesse acontecido. No entanto, sabemos que não é sempre que isso acontece, e muitas vezes o gatinho pode não voltar. Além disso, não é seguro para nenhum animal ficar na rua; os riscos são infinitos. Entenda o porquê de alguns gatos terem esse hábito e como fazer para evitar as fugas indesejadas.

Alguns donos acreditam que para o animal basta receber comida e carinho, e, por isso, ele se sentirá grato e não existe o risco de fuga. De fato ele ficará grato, mas isso não é o bastante para mantê-lo em casa. Por mais que o seu gato seja domesticado ou sedentário, os gatos possuem um instinto libertário, além de serem extremamente curiosos.

Gatos podem fugir por diversos motivos, como: dificuldades em interagir socialmente com os gatos da vizinhança; vontade de voltar para a casa antiga (caso os donos tenham se mudado); no caso dos machos, se houver uma fêmea no cio na região, eles irão querer sair para cruzar; no caso das fêmeas, quando estão no cio, o mesmo acontece; maus-tratos: gatos são muito sensíveis e, neste caso, se tiverem chance, fogem sem olhar para trás e, muitas vezes, fogem apenas porque querem passear.

Segundo a adestradora e consultora comportamental Claudia Terzian,“os bichanos são animais fissurados em conhecer e controlar seu território. Fora da casa existe uma área de circulação maior, em que estão os parceiros sexuais, a caça e na qual são tolerados um número maior de gatos e outros animais”. Ainda de acordo com Tezian, muitos gatos conseguem voltar, porque possuem memória olfativa e visual excelentes, que trabalham em conjunto. Dessa forma, para evitar as fugas, é essencial que os donos de gatos castrem os animais e telem a casa. Além disso, é essencial promover passeios para que os animais não fiquem estressados e se mantenham saudáveis.


Autora: Nicole Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário