sábado, 13 de maio de 2017

DOENÇAS FELINAS:


Dermatite Psicogênica em Gatos

O Papo com o Doutor de hoje traz um tema bastante interessante.



Você conhece algum animal que se lambe até se machucar?


Existem gatinhos que em muitos casos precisam até amputar o rabo, por exemplo, por conta deste comportamento obsessivo.


Conheço alguns gatinhos com este problema e devo dizer que é uma angustia sem fim para seus donos.


Uma amiga minha, a Laraue, tem uma gatinha chamada Cristal que lambe uma das patas traseiras até causar ferimentos e ao longo de quase toda a sua vidinha teve que viver com colar para impedir esta ação.


Agora, depois de muito correr pra lá e pra cá, a gatinha está melhor. Veja aqui o depoimento de uma mãe aflita a respeito do assunto.


A Milena, gata da minha amiga Mariana, tem uma outra mania: arranhar a região dos olhos. A pobre tb oscila entre momentos no mode abajur e momentos de tranquilidade.



Sem mais, veja a explicação do Doutor pro assunto!


Doutor, o que é Dermatite Psicogênica em Gatos?



É uma doença provocada pela lambedura constante do animal em uma determinada região do corpo, causando feridas que são difíceis de tratar.

Conforme os anos passam, a rotina das pessoas de uma maneira geral fica mais intensa e os animais domésticos acabam passando boa parte do tempo sozinhos e recebendo cada vez menos atenção.


Um ambiente desconhecido, mudança de móveis, viagem, perda de território ou a negligência dos donos desencadeiam algumas sensações como o tédio, o estresse, a depressão e a ansiedade de separação.

Assim como nós, os gatos também resolvem procurar o que fazer nesses momentos e acabam desenvolvendo a mania de lamber uma determinada parte do corpo, normalmente as patas ou o rabo. O que gera lesões provocadas pelos próprios animais.


Por que isso acontece?


Nos gatos submetidos ao estresse, ocorre um aumento dos níveis hormonais e de endorfina gerando um comportamento anormal de lambedura devido ao seu efeito narcótico. As lesões ocorrem mais frequentemente nas patinhas, na região abdominal e no rabo.


Estas lesões podem agravar-se, resultando em infecções secundárias com pus.


Outros sintomas também correlacionados são: o emagrecimento sem causa aparente, a irritabilidade e mudanças nos hábitos de higiene.


Sinais e Sintomas:



- Lambedura constante e excessiva no mesmo local ( muitas vezes além de lamber o pêlo, o animal também o mastiga);


- Falha de pêlo em uma determinada região;


- Formação de lesão que geralmente apresenta-se circular, devido à alta contaminação da boca dos animais.


Tratamento


A primeira medida para que o tratamento seja bem-sucedido é a correção do fator desencadeante da doença.


Não adianta tratar a pele do gato se o cenário e a rotina do animal continuarem o mesmo, pois ele continuará estressado e deprimido. Muitas vezes é difícil encontrar a causa primária e para que isso aconteça é preciso que o dono do bichinho relate todos os detalhes da vida do animal no ato da consulta.


Pode-se tratar com acupuntura, florais, cromoterapia, aromaterapia e musicoterapia na tentativa de minimizar a ansiedade, depressão e estress.


Como faço para o meu gato não ter novamente?



Como todos os distúrbios comportamentais, as dermatites psicogênicas tem difícil tratamento e podem se tornar recorrentes. O que se aconselha é deixar sempre disponíveis brinquedos para que os gatos se distraiam quando estiverem sozinhos, e dar o máximo de atenção possível a eles.



Dica!


Excesso de carinho também pode causar esse distúrbio, pois quando o dono vai viajar ou morre, por exemplo, o animal se sente muito abandonado, sente falta de todo aquele carinho e fica com ansiedade de separação, que é onde se iniciam as lambeduras. Por tanto, preste atenção para não pecar por amar demais!
fonte:http://avidacomgatos.blogspot.com.br/
Dr. Leandro Neves Camacho (atende especialmente o ABC!!!)
CRMV/SP 16.029
Contato: 7686-7337






Mito da Toxoplasmose
- Gatos podem ser hospedeiros do protozoário, (não significa que todos são), mas apenas 1% deles disseminará este protozoário – pouquíssimos felinos – durante pouquíssimos dias e somente uma vez na vida;


- A disseminação não acontece através de mordeduras ou arranhões, ela acontece apenas através das fezes e durante meros 10 dias e, uma vez mais, somente uma vez na vida do gato;

- Para se contaminar uma pessoa tem que: ter contato com um gato que está disseminando o protozoário (1%) + ter contato com as fezes deste gato dentro dos 10 dias de disseminação uma única vez na vida do gato + estas fezes precisam necessariamente estarem expostas ao ambiente por no mínimo 72 horas + a pessoa precisa comer o cocô do gato ou então manipular este cocô e depois colocar a mão na boca (ou seja, além de tuuuuudo isso que é raro acontecer ao mesmo tempo, a pessoa precisa ter hábitos de limpeza duvidáveis ou inexistentes!). Lembrando que a contaminação acontece apenas através da INGESTÃO do bichinho da toxo.


- A pessoa que contrai toxoplasmose, provavelmente o fará ingerindo alimentos mal lavados (verduras e legumes), comendo carne de porco, vaca ou aves crua ou mal cozida ou até através de baratas.


- Gatos que não possuem acesso às ruas, que não caçam pombas ou outros animais, não serão expostos ao protozoário – alimente com ração e mantenha os bichinhos seguros em casa.
fonte:http://avidacomgatos.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário