domingo, 8 de setembro de 2019

A VINDA DO FÓRUM ANIMAL NO MARANHÃO - FUNDAÇÃO MICHEL AMIGO BEIJA FLOR:


Municípios do Maranhão recebem programa educativo do Fórum Animal



03/09/2019




Curso Educação Ambiental Humanitária e Bem-Estar Animal foi ministrado em Codó e Balsas


O Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal segue com sua missão educativa, por meio da ministração do curso EAHBEA. O último estado a receber o curso foi o Maranhão, nos municípios de Codó, no leste, e Balsas, no sul maranhense. A aula é ministrada pela diretora de educação do Fórum Animal, Elizabeth MacGregor.



O curso EAHBEA tem o objetivo básico de promover o conhecimento dos conceitos "senciência e bem-estar animal", assim como a questão ambiental e a relação desses temas com o ser humano, numa visão holística abrangente.



A oportunidade de ministrar o curso em Codó e em Balsas surgiu em 2018, quando o Fórum Animal levou a qualificação pela primeira vez ao Maranhão. À convite do Conselho Regional de Medicina Veterinária – CRMV-MA e de sua afiliada local Patas em Ação, o curso foi realizado na capital, São Luís, como parte do evento Semana do Veterinário, no auditório da Assembleia Legislativa Estadual.



"Na ocasião, uma das participantes do curso, Adriana Cavalheiro, fundadora da ONG Fundação Michel Amigo Beija-Flor, filiou-se à nossa rede e nos convidou a levar o curso a seu município, Balsas, e também ao município de Codó, onde promoveu e auxiliou a criação de uma entidade local", relembra a diretora de Educação do Fórum Animal.



Agora, antes de seguir para aplicação do curso nos municípios, Elizabeth se reuniu com membros da Patas em Ação em São Luís, onde discutiram diversos assuntos, principalmente a questão do abandono de jumentos no nordeste, pois Andréa Ricci mantém cerca de oito jumentos no santuário da entidade.



Codó



Em 21 de agosto, o curso organizado por Marilene de Araújo, presidente, Laura Galvão, vice-presidente, e equipe da Associação de Proteção Animal de Codó (APAC), afiliada à Fundação Michel, foi realizado no auditório da Associação Comercial de Codó, com o apoio da Prefeitura, para cerca de 110 participantes.



“Nossa entidade, que está organizando sua sede e seus programas, tem um sério foco educativo, pois a educação é a arma para se propagar a proteção animal e ambiental e melhorarmos o mundo em que vivemos. Infelizmente aqui ainda é muito comum o abandono e a prática de maus-tratos aos animais, e isso pode significar foco de doença também”, explica Laura Galvão.



Presentes no evento estavam Anderson Pereira Reis, secretário de Agricultura do município; Ivaldo José da Silva, da Secretaria de Meio Ambiente; Salon Nóbrega, representante da Vigilância Sanitária; Ronière Mendes, da Prime Pet; Marilene Salazar, presidente da Associação dos Trabalhadores; José Fernandes Alencar, da Guarda Municipal; Leandro Viana, do Agrupamento Anjos do Resgate; Solange Trindade, da ACAC; José Nascimento, Rosangela Pereira, Vandel Ramos e Gardilene Silva e alunos de escolas locais.



Balsas




No dia 23 de agosto, o curso organizado pela Fundação Michel Amigo Beija-Flor foi realizado na Câmara Municipal de Balsas, para cerca de 120 participantes. Participaram do curso professores das escolas municipais Moisés Coelho, Prof.José Ribeiro, Profa. Maria do Carmo, Joaquim Coelho e Silva, Padre Cícero, Prof.Carlos Magno, Eliezilda Coelho Rocha, Escola Botelho e Senador Alexandre Costa, além de professora e grupo de alunos da escola Elias Alfredo Cury.



Também estiveram presentes representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social, da Secretaria Municipal de Educação, do Centro de Controle de Zoonoses e do Instituto Federal do Maranhão.




Durante a estadia da diretora de educação do Fórum Animal em Balsas foram feitas visitas ao santuário da Fundação Michel, assim como a locais em toda cidade onde sua presidente, Adriana Cavalheiro, mantém bebedouros e comedouros para cães e gatos comunitários, que são assistidos pela entidade, assim como tanques de água para equídeos usados em carroças, transporte ainda realizado no perímetro urbano.



O curso teve cobertura de várias TVs, como: Tv Cerrado, TV Mirante (Rede Globo), TV Record e TV SBT, além da Rádio Boa Notícia.



“A vinda do Fórum Animal foi um divisor de águas no conhecimento de causas importantes, tanto ambiental como animal, principalmente sobre senciência e bem-estar animal. A Fundação Michel tem o propósito de levar esse movimento para todo o estado do Maranhão, ajudando, inclusive, a criar mais entidades em outros municípios", destaca Adriana Cavalheiro.



Esperamos que o curso vá levar, através de seus multiplicadores, à adesão cada vez maior da população a atitudes de respeito aos animais e continuamos à disposição para realizá-lo em outros municípios/estados do Brasil. Interessados podem entrar em contato pelo email info@forumanimal.org.

Nenhum comentário:

Postar um comentário