quarta-feira, 6 de março de 2019

OS JUMENTOS NORDESTINOS, A NOSSA HOMENAGEM!!!



Nordeste usou o jumento quando lhe interessava por décadas,agora os deixam morrer horrivelmente,de fome,atropelados ou mandam para virar comida de chinês.

A existência de Jesus é comprovada historicamente.

Na época de Jesus, não havia tecnologia, e portanto os animais ainda eram intensamente usados para o transporte, e o jumento era a montaria dos pobres. Até recentemente nos últimos anos, quando sua realidade mudou, passando a ser abandonado e massacrado em massa.

🌎 Sua extinção é esperada para os próximos anos caso estes animais continuem sendo enviados aos matadouros em nome de uma "economia" insana. Até quando vamos nos movimentar neste aspecto, colocando a vida animal "coisificada", sem valor e sem importância?

🌎No contexto bíblico o jumento tem um significado particular. Ele teve o papel de servir de montaria para Jesus Cristo, mas o que parece apenas uma ação característica da época, tem uma representatividade muito maior do que a ação em si. Jesus ter chegado montado em um jumento em Jerusalém tem uma simbologia profunda. O jumento traz um significado de simplicidade e pequenez. Jesus era rejeitado em seu tempo. Cansado, carregado de fardos porém mansos e humildes de coração. As características do animal passivo como exemplo de humanidade.

🌎O cearense Padre Vieira (1919-2003) escreveu sobre o livro "O Jumento É Nosso Irmão", sendo um grande defensor do jumento, faz do animal uma figura central na construção da sociedade nordestina, com papel preponderante na história brasileira, além de denunciar o abate do animal para exportação já existente. O jumento por muitas vezes foi lembrado por conta das injustiças que sofria, o abandono, os maus tratos, defendido da ingratidão e indiferença humana. A realidade dos animais podem se transformar a partir de nossas percepções enquanto a existência e significado deles.

🌎Outras figuras ilustres como o cantor Luiz Gonzaga também fez uma homenagem ao jumento, exaltando suas características com alegria e gratidão, o jumento "o maior desenvolvimentista do sertão, ...eu vim aqui jumento demonstrar o seu valor, animal sagrado!".

Entre outros diversos artistas e histórias que podemos aqui contar, onde o jumento se transforma sempre em um ser especial no coração de todos nós. Quem sabe podemos aprender com ele sobre resistência e sobre humildade? Podemos começar agora não é mesmo?

🌎E sempre assim, o jumento seguindo seu trajeto, no Brasil também virou história, virou poema, virou símbolo, virou música, virou arte. Queremos o jumento nosso patrimônio cultural, para preservar a sua memória, valorizar e preservar sua vida!

DEVEMOS RESPEITO E BOM TRATAMENTO AOS JUMENTOS DE TODO NORDESTE E PEDIMOS O FIM DA TRAÇÃO ANIMAL 

http://fundacaomichelamigobeijaflor.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário