sábado, 15 de setembro de 2018

FÓRUM ANIMAL NA SEMANA DO VETERINÁRIO EM SÃO LUÍS -MA, A FUNDAÇÃO ESTEVE LÁ!!!




Fórum Animal na Semana do Veterinário em São Luis do Maranhão



A convite do Conselho Regional de Medicina Veterinária – CRMV-MA e de nossa afiliada Patas em Ação, de São Luis do Maranhão, o Fórum Animal levou a essa capital seu curso EAHBEA no dia 11 de setembro, no Seminário de Discussões Técnicas de Medicina Veterinária, comemorativo à Semana do Veterinário, realizado no auditório da Assembléia Legislativa do Maranhão.

O curso, que tem o objetivo básico de promover principalmente o conhecimento dos temas "senciência e bem-estar animal", foi aberto pela presidente do CRMV-MA, Dra. Francisca Neide Costa, e seu vic-presidente Lauro de Queiroz e reuniu cerca de 130 participantes de vários segmentos como estudantes da Universidade Estadual do Maranhão, acompanhados por sua professora Alana Lislea, funcionários da Unidade de Vigilância em Zoonoses, protetores de animais e outros.



Curso no Seminário do CRMV-MA na Assembléia Legislativa do Maranhão



Presente ao curso, Adriana Cavalheiro, presidente da afiliada do Fórum Animal, Amigo Beija-Flor, situada no município de Balsas, a cerca de 800 km ao sul de São Luis, para onde Adriana pretende levar o curso para capacitar professores e representantes de outros segmentos a fim de melhorar o modo como animais são aí tratados.

Nesta semana, a diretora de educação do Fórum Animal, Elizabeth MacGregor, também visitou o santuário de sua afiliada Patas em Ação, onde estão recolhidos inclusive 8 jumentos encontrados em rodovias. Segundo Andréa Ricci, presidente da entidade: “essa grave questão de abandono de jumentos acontece há anos no Nordeste, em função de sua substituição como animal de trabalho por veículos motores, e representa enorme sofrimento para esses animais”. O Fórum Animal, que faz parte da Força-Tarefa Nacional Pelos Jumentos, criada por Dr. Adroaldo Zanella (USP), desde 2016 participa também da Frente Nacional de Defesa de Jumentos, com sua afiliada Bicho Feliz, de Salvador, e outras entidades, contra o abate desses animais na Bahia.



Andréa Ricci, da Patas Maranhão, e jumentos recolhidos a seu santuário



Andréa Ricci também levou Elizabeth a reuniões com deputados estaduais para discussão de problemas locais desde o abandono de jumentos até a falta de guarda responsável de cães e gatos e a exportação de gado vivo para abate saindo do porto de Itaqui.

Agradecemos à Dra.Neide Costa, Dr. Lauro de Queiroz, Dra. Alana Lislea e a Andréa Ricci por essa oportunidade.

No final de setembro o curso será levado a Fortaleza (CE), onde será realizado na Universidade Estadual do Ceará, a Olinda (PE) onde acontecerá na Faculdade de Olinda e a João Pessoa (PB) onde fará parte do VI Congresso Mundial de Bioética e Direito Animal promovido pelo Instituto Abolicionista Animal (IAA), a convite de sua apoiadora Harpias – Harmonia dos Protetores Independentes dos Animais.

Para levar o curso a seu município entre em contato conosco – info@forumanimal.org


Nenhum comentário:

Postar um comentário