domingo, 7 de maio de 2017

A IMPORTÂNCIA DA CASTRAÇÃO PARA ANIMAIS DOMÉSTICOS


A castração de cães e gatos tem sido muito discutida atualmente, sobretudo em ONGs e outras entidades protetoras dos animais. Além da redução populacional, a castração tem uma série de benefícios para a saúde dos animais, e é necessária até mesmo para aqueles que já possuem um lar, e não só para cães de rua. O assunto, no entanto, gera controvérsias entre os donos, muitas vezes até mesmo por falta de informação.

A ideia de escrever sobre o assunto surgiu quando, há alguns meses, minha vizinha contou que sua cadela fugiu enquanto estava no cio, e a encontraram em um bairro próximo com nada menos do que quinze cães em volta. Resultado: nove filhotinhos e uma “gravidez inesperada”. Por mais que o seu animalzinho esteja acostumado a ficar em casa e nunca tenha fugido, não é possível prever certas coisas. Além disso, o procedimento é benéfico para a saúde do animal, porque evita transtornos de origem hormonal como brigas e demarcação de territórios, por exemplo.

Desmistificando a castração

Muitos alegam não castrar os animais, com medo de que engordem depois do procedimento, mas isso não é uma regra. Não há nenhum risco específico também, só os de uma cirurgia comum.

Alguns donos se questionam se o animal não precisa cruzar pelo menos uma vez ao longo de sua vida. Segundo a veterinária Andreia Lordelo, o preocupante não é o fato de o animal não cruzar, e sim, não ser castrado; cruzar ou não cruzar não influencia em nada na vida dele. A veterinária afirma ainda que a castração previne doenças como o tumor da mama e a infecção do útero na fêmea, e no macho o tumor da próstata.

Portanto, ao pensar em castrar o pet, vale a pena seguir as dicas do veterinário Luiz Carlos Nunes Arruda Júnior, “A cirurgia deve ser feita por médicos-veterinários capacitados, em centros cirúrgicos adequados às normas da ANVISA, respeitando a saúde do animal, de forma que não produza nenhum tipo de sofrimento para o mesmo”.

Fonte: http://idmedpet.com.br/saude-de-a-z-caes-e-gatos/castracao-em-caes-e-gatos-tire-suas-duvidas.html

https://www.youtube.com/watch?v=TiMuh6t4kpY

Autora: Nicole Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário